ago 25, 2016
hipermoreira

Goiás… ô terrinha abençoada! O Estado abriga um grande número de grutas e cachoeiras para os mais aventureiros ou até mesmo para aqueles que buscam dar um tempo no agito das cidades.
 
cachoeira
 
Os locais carregam uma beleza indescritível que atrai até olhares internacionais. E muitas não estão muito distantes do perímetro urbano. Só se informe antes de pegar a estrada, pois algumas exigem a presença de um guia e um agendamento prévio para a visita.
 
A Cachoeira dos Dragões fica na zona rural de Pirenópolis, aproximadamente a 123km de Goiânia. No local existe o Mosteiro Zen Budista Eisho-Ji. São oito cachoeiras numa trilha de 4,5 km de percurso por campos rupestres.
 
O acesso se dá por 25 km de asfalto e 15 km de estrada de chão, que nem sempre está em boas condições. Para seu conforto, leve água e comida, pois o local não conta com infraestrutura para lanches. A entrada custa R$ 40 por pessoa.
 
Com 50 metros de queda, o Salto de Corumbá é paradisíaco. Para quem curte a natureza vai se sentir no paraíso. São sete cachoeiras com lagos, poços e gruta. Todas são acessíveis por trilhas auto guiadas, e, na cachoeira do Salto, um super rapel faz a alegria da galera. Também é possível praticar tirolesa e bóia cross.
 
A água da Santa Bárbara é uma das mais lindas de Veadeiros. Localizada dentro de uma comunidade quilombola nos arredores de Cavalcante, é preciso pegar estrada de terra, cruzar rios e, por fim, uma trilha para se banhar na piscina natural com chão de calcário e águas cristalinas. A paisagem do caminho é linda e o ideal é se programar para sair cedo, para evitar o sol forte.
 
Para ter acesso às belezas abrigadas na Caverna Escaroba, em Formosa (a 281 km de Goiânia), é preciso descer de rapel por uma claraboia. Lá dentro, formações rochosas e uma pequena cachoeira criam um cenário impressionante. Para visitar, é necessário agendar com um guia e é cobrada uma diária de R$150 para um grupo.
 
Também em Formosa, o Buraco das Araras é uma depressão em formato circular formada pela dissolução das rochas com aproximadamente 327m de diâmetro e 128m de profundidade. No seu interior encontra-se uma densa floresta de vegetação endêmica, com samambaias gigantes, dois imensos salões e uma linda lagoa subterrânea de água azul, onde se pode fazer flutuação e snorkeling.
 
Localizada nas propriedades das fazendas Barro Preto e Olho d’água, no município de Buritinópolis, a Lapa do Penhasco é singular. A caverna, logo na sua entrada, apresenta um pequeno lago e várias quedas d’água em seu interior. Durante o percurso dentro dela percebe-se vários atrativos, tais como uma pequena cachoeira, um segundo lago, espeleotemas de formações curiosas, entre outros.
 
A Ponte de Pedra, em Paraúna na divisa com o município de Rio Verde, é um lindo lugar para ter contato direto com a natureza. As águas do Rio Ponte de Pedra, distante 60 km da cidade, esculpiu uma ponte natural de pedra e embaixo, por onde passa o rio, formou-se uma caverna cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico. É uma obra de arte!
 
Conhece algum lugar fantástico do Estado que ficou de fora dessa lista? Envie nos comentários!

ago 17, 2016
hipermoreira

Quando se trata de escolher os nossos alimentos, equilíbrio é a palavra-chave. De acordo com as quantidades e tipos escolhidos, nosso corpo trabalhará de forma eficiente.
 
Criança-Salad-creations-franquia-alimentacao-saudavel
 
Como o hábito alimentar se forma durante a infância, a introdução de novos alimentos deve ser estimulada nessa fase, com adequação à faixa etária. Alimentos sem valor nutricional, como biscoitos, refrigerantes e salgadinhos, devem ser evitados ao máximo, pois não fornecem os nutrientes necessários para o crescimento dos pequenos.
 
Além disso, podem elevar o risco de desenvolvimento de obesidade e complicações futuras, como diabetes e hipertensão arterial.
 
Para tornar a alimentação das crianças mais saudável, estimule o hábito de tomar café da manhã. Essa é uma das refeições mais importantes do dia e deve conter todos os grupos de alimentos: carboidratos, como torradas e pães integrais; proteínas, como queijo branco ou leite; e reguladores, como frutas.
 
Uma dica importante é realizar as refeições à mesa com toda a família. Isso motiva as crianças e faz com que elas associem esse momento com coisas boas.
 
Estabeleça horários fixos para as refeições e mantenha uma rotina alimentar. O ideal é oferecer seis refeições diárias, sendo: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário.
 
Durante as refeições, evite oferecer líquidos. Assim a criança se sentirá saciada com uma pequena quantidade de alimentos.
 
Inove nas preparações para que os pequenos saiam da mesmice. Use a criatividade! Monte pratos coloridos ou com desenhos para incentivar a descoberta de novos sabores.
 
É também de extrema importância comer alimentos variados ao longo do dia. Ofereça pequenos lanches intermediários, como frutas ou vitaminas, para evitar períodos prolongados de jejum.
 
Ofereça frutas de sobremesa ao invés de doces. E inclua verduras e legumes em todas as refeições, assim a criança irá se habituar a esses sabores.
 
Lembrando que até o sexto mês de vida, a criança não precisa de outro alimento além do leite materno. Ao iniciar a introdução de novos alimentos, evite batê-los no liquidificador. O ideal é amassar com o garfo, pois assim o desenvolvimento da musculatura facial é estimulado.
 
E, claro, para acompanhar um estio de alimentação mais equilibrado é importante que se faça alguma atividade física. Procure algo que empolgue as crianças, assim as chances delas quererem continuar por prazer é muito maior.

ago 04, 2016
hipermoreira

O Dia dos Pais está chegando e, com ele, a dúvida sobre qual o melhor presente para a data. Para surpreender o seu paizão nessa dia especial, confira nossas dicas.
shutterstock_301319336
Para os amantes de bebidas, o Hiper Moreira tem diferentes rótulos de cervejas e vinhos e também tulipas e taças. Uma outra opção de presentes são kits de ferramentas para pais que gostam de fazer trabalhos manuais e vivem consertando coisas em casa.

Para os pais que gostam de tecnologia e possuem milhões de aparelhos eletrônicos em casa ou no escritório, uma opção é um projetor que transforma a sala numa verdadeira sessão de cinema. Existem muitas marcas e modelos disponíveis. Só vai faltar a pipoca!

Para escrever com estilo, uma caneta de marca deixa de ser apenas um objeto. Muitas escrevem até em smartphones e tablets, possuem cores e modelos bem diferentes. Com certeza seu pai vai gostar de uma delas.

Um presente criativo e que vai ajudar o seu pai a relaxar é um pacote de massagens. Alguns locais oferecem tratamentos que incluem também corte de cabelo, barba, massagens facial e corporal, reflexologia e limpeza de pele. Porque a beleza não é exclusividade do público feminino e os tratamentos vão deixar seu pai renovado.

Os pais saudosos da época dos discos de vinil e que ainda possuem suas coleções próprias, vão amar receber um toca-discos que alia o clássico e o moderno. Existem versões do presente que fazem a conversão de músicas direto para iPod, iPhone e Ipad, mas o valor é um pouco mais salgado.

E se você puder gastar um pouco mais, uma viagem em família é sempre um ótimo presente. Se você não puder acompanhar o paizão, pense em algum destino em que ele possa fazer o que mais gosta, como pescar ou jogar golfe.

Lembrando que o Moreira Presentes tem várias opções para você não deixar a data passar em branco. São relógios, acessórios, perfumes e muito mais. Venha conferir!

jul 14, 2016
hipermoreira

Nos dias de inverno é comum que o carro tenha um depósito maior de poeira com a falta de chuva. Mas qual será a maneira de manter seu carro brilhando? Uma opção é pagar a lavagem aqui no nosso Auto Center, mas você também pode fazer a limpeza em casa. Confira nossas dicas!
 
blue-wave-picture-1
 
O primeiro passo para um serviço digno de profissional é ter cuidado com o exterior do automóvel, de maneira a remover a poeira e os resíduos de sal, entre outras sujeiras.
 
Para isso, use produtos específicos para a lavagem de carro, e não sabonetes e detergentes que tiver à mão. No Hiper Moreira você encontra tudo que precisa para deixar seu possante brilhando!
 
Produtos para cozinha podem danificar a pintura do carro. O detergente de louça, por exemplo, remove gordura de pratos e talheres e, portanto, vai tirar a cera do seu carro. Fique atento!
 
Tudo na mão, o melhor lugar para a lavagem é em cima de uma superfície de cascalho para que a água consiga escorrer. Comece molhando seu carro e lave de cima para baixo, tentando remover o máximo de terra solta possível.
 
Preste muita atenção nos para-lamas e atrás dos pneus, que normalmente são as partes mais sujas. Encha um balde com a solução de detergente para o carro e você está pronto para começar!
 
Enxágue após passar a primeira mão de detergente com água e prossiga, começando sempre pelo teto. A gravidade vai fazer com que o produto escorra e, assim, fica mais simples seguir lavando o carro.
 
Você pode usar uma flanela ou escova parar retirar a sujeira mais resistente. E lembre-se de jogar um pouco de água antes que o produto seque. Uma boa ideia é manter o carro úmido enquanto você o lava, enxaguando com frequência.
 
As rodas merecem um tratamento especial por causa da poeira que se acumula na pastilha de freio. Por isso é importante usar um limpador projetado especificamente para as rodas.
 
Use escova de pelo, luva ou esponja para limpar as rodas, mas não a mesma que você usa para lavar o resto do carro. E depois de limpar os pneus, coloque uma tinta apropriada para deixá-lo negro de novo.
 
Para finalizar, use uma toalha de microfibra para a secagem. Elas são melhores que as toalhas de algodão porque absorvem muito melhor a umidade. E aposte num spray de cera, que vai dar aquele brilho que você procura.
 
E o acabamento mais importante: uma boa e velha aspiração do interior do veículo. Prontinho! Seu veículo já pode sair por aí brilhando.

jul 05, 2016
hipermoreira

Falta pouco para o início das Olimpíadas de 2016, que vai ser realizada no Rio de Janeiro. E enquanto a gente se prepara para vibrar com a disputa de 42 esportes Olímpicos (foram incluídos rugby e golfe), vamos falar sobre algumas curiosidades desse mega evento.
 
rio
 
Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. Mais de 10 mil atletas vão competir na primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul. São esportistas de 204 países que ficarão acomodados na Vila Olimpica, que dispõe de 31 prédios residenciais que se dividem em sete condomínios com apartamentos de dois a quatro quartos.
 
O torneio de futebol começa antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Essa paixão nacional se tornou um esporte Olímpico em Paris 1900 e conta com a participação das mulheres desde Atlanta 1996. Nos Jogos Rio 2016, 16 países disputam o título masculino, enquanto 12 seleções competem no torneio feminino.
 
No masculino, o Brasil está no Grupo A com a África do Sul, Iraque e Dinamarca. A seleção começa a busca pela inédita medalha de ouro contra os sul-africanos no dia 4 de agosto, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília. No torneio feminino, a seleção brasileira está no grupo E, com China, Suécia e África do Sul. As brasileiras estreiam contra as chinesas no Engenhão no dia 3 de agosto.
 
A tocha olímpica vai passar pelas mãos de 10 mil carregadores durante um revezamento que levará 100 dias e vai percorrer os 27 estados do Brasil. São Paulo é o penúltimo Estado a receber a Tocha Olímpica. O símbolo dos jogos olímpicos percorrerá mais 43 cidades paulistas, antes de partir para o Rio de Janeiro.
 
O evento terá 17 dias de duração e custou para o Brasil em torno de R$ 37,6 bilhões. Serão comercializados 7,5 milhões de ingressos, divididos em quatro categorias diferentes. O ingresso mais barato custa R$ 40 e o mais caro sai por R$ 4.600.
 
O objetivo traçado pelo Comitê Olímpico Brasileiro é o 10º lugar. Para isso, estima-se que os atletas do país devam subir ao pódio pelo menos 30 vezes.

jun 22, 2016
hipermoreira

Quando a água fica em um nível mais baixo, normalmente de maio a outubro, surgem longos bancos de areia no Rio Araguaia, atraindo os olhares de vários turistas. As famosas praias de água doce costumam receber cerca de 800 mil pessoas em época de temporada.
 
araguaia
 
Vários acampamentos são montados ao longo do rio, especialmente na cidade de Aruanã, a 315km de Goiânia. As belezas naturais encantam não só turistas, como os próprios moradores do município, que se dividem em diversos tipos de passeios náuticos para conhecer as águas que banham a cidade. Existem desde passeios mais calmos até os repletos de adrenalina.
 
As barracas de plástico ainda têm seu lugar, mas também apareceram verdadeiras suítes com água quente, camas e tablado para quem preza pelo conforto.
 
Assim são as férias no Araguaia, regadas com muita conversa, pescaria, diversão e sol. Mas é preciso tomar cuidado, pois nessa época o calor costuma castigar a pele. Manter-se bem hidratado é fundamental assim como não esquecer o uso do protetor solar e bonés ou chapéus.
 
A maioria das cidades ao longo do rio tem estrutura para pesca, mas Luís Alves (distrito de São Miguel do Araguaia), Aruanã e São Félix do Araguaia apresentam mais recursos para os pescadores. A melhor época para a pescaria é quando o rio baixa e formam-se cardumes.
 
E para espantar os famosos pernilongos, vale a pena levar seu estoque pessoal de repelente! Além disso, use roupas leves porém de tecido forte, com mangas e pernas compridas e bem folgadas. E mantenha as barracas fechadas, mesmo durante o dia, para garantir um sono tranquilo.
 
Aqui no Hiper Moreira você garante tudo para aproveitar a temporada com mais tranquilidade. Não se esqueça de fazer aquela checagem completa no carro antes de colocar o pé na estrada. Boas férias!

jun 13, 2016
hipermoreira

O churrasco é uma das grandes paixões nacionais, junto com o futebol e a cerveja. Mas se engana quem pensa que só a carne e a churrasqueira certas são suficientes. É preciso saber qual a quantidade de tempero certa e qual o ponto ideal dos pratos.
 
shutterstock_310480127
 
Os cortes mais indicados são picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra e maminha. No caso da fraldinha, da alcatra e da costela, as peças devem ser assadas inteiras. Já a costela deve ir ao forno entre quatro e cinco horas antes de ser levada à churrasqueira, para ficar mais macia.
 
O contrafilé pode ser cortado em bifes com cerca de 10cm de espessura. E a picanha deve ser assada em peça inteira ou em bifes grossos – ambos com gordura, que não deixa a carne ressecar.
 
Outro aspecto muito importante é o tempero. A dica básica é temperar a carne apenas com sal grosso e levar a churrasqueira instantaneamente após salga-la. Outros temperos como pimenta-do-reino e alecrim devem ser usados depois da carne pronta, assim ela não tem risco de ressecamento.
 
Se você gostar do sabor mais forte, a picanha também pode ser temperada com alho. Misture o tempero com sal grosso e passe na peça. Já a carne suína vai bem com sabores levemente adocicados. O lombo de porco pode marinar por quatro horas em suco de laranja ou de abacaxi com pedaços de cravo e canela.
 
Na hora de assar, o fogo deve estar estabilizado. Para conter as labaredas, nunca jogue água, porque isso faz com que a churrasqueira perca o calor, comprometendo o ponto da carne.
 
Uma dica bem prática é guardar as cinzas do churrasco anterior para usar sobre a brasa. Isso impede que a gordura caia e levante as labaredas.
Fuja das peças congeladas! A carne precisa ter um aspecto viçoso, coloração vermelho-vivo e uma camada de gordura de, no máximo, um dedo de espessura, para irrigá-la e manter seu sabor.
 
Em média, calcula-se cerca de 600g por adulto. Desse total, 150g podem ser de linguiça, 50g de frango e o restante de carnes variadas. Crianças com até 7 anos costumam comer, em média, de 150g a 200g.
 
Aí é só caprichar nos acompanhamentos, como farofa, vinagrete, maionese e saladas, e nas bebidas geladas. Passe no Hiper Moreira e garanta o sucesso do seu churrasco!

jun 09, 2016
hipermoreira

As frutas secas fazem parte de muitas dietas para emagrecer. No entanto, essa versão tem perda de boa parte da vitamina C e total de água.
 
secas
 
Elas podem, sim, auxiliar a perder peso, principalmente pelo teor de fibras que causa saciedade e evita a fome, o que facilita o controle da dieta. Porém, a versão in natura acumula ainda mais benefícios. Ou seja, ambas são bem-vindas, mas os nutricionistas dizem que fruta fresca, como tem água, é melhor no processo de emagrecimento.
 
A grande vantagem das frutas secas é a praticidade, já que elas são mais fáceis de serem carregadas na bolsa, por exemplo. Com isso, é uma alternativa mais indicada para quem não dispões de muito tempo durante o dia.
 
Embora não sejam tão saudáveis quanto a versão fresca, elas podem substituir uma das três porções diárias recomendadas de frutas.
 
Podendo passar por processo natural ou por meio de máquinas de desidratar alimentos, as frutas secas mais comuns são uvas-passas, ameixas, tâmaras e damascos. Todas elas são fontes de Vitaminas A, B1, B2, B3, B6, ácido pantotênico e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre e manganês.
 b
Entre elas, o ideal é dar preferência aos damascos, que são os menos calóricos. Eles são ricos em fibras, potássio e betacaroteno que ajudam no bom funcionamento do intestino e no controle da hipertensão. Já as uvas-passas são as mais calóricas. Mas possuem boro, uma substância que diminui o risco de osteoporose.

mai 31, 2016
hipermoreira

A massa carbonara é um prato conhecido mundialmente por se diferenciar da maioria, em termos de sabor e preparação. Criado na Itália, mas precisamente em Roma, o Spaguetti Carbonara evoluiu após a Segunda Guerra Mundial. A origem do nome até hoje não foi descoberta e gera sempre discussões, por existir várias lendas.
 
Alguns dizem que é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria.
 
Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que é usada na sua preparação.
 
Aprenda essa receita!
 
fettucine_alla_carbonara
 
Fettuccine a Carbonara
 
– 3 ovos caipiras
– 40g de parmigiano reggiano (ou queijo tipo parmesão)
– Pimenta do reino moída na hora
– 150g de pancetta ou bacon
– 200g de fettuccine (ou tagliatelle ou spaghetti)
Salsinha e cebolinha (opcional)
 
Saltear a pancetta com um pouco de óleo para que o próprio óleo do corte derreta. Não usar fogo muito alto. Enquanto isso, cozinhe o macarrão por mais ou menos três minutos. Em uma vasilha, misture os três ovos com parte do queijo ralado para fazer o molho. Bata levemente com um garfo. Retire a massa da panela e despeje sobre a panela com a pancetta (não precisa escorrer). Coloque a mistura de ovos e queijo deixando bem cremoso (sem deixar o ovo cozido). Se quiser dar uma cor ao prato, coloque salsinha ou cebolinha. Finalize com pimenta a gosto e mais um pouco de queijo ralado.

mai 30, 2016
hipermoreira

Junho tem as tradicionais festas caipiras e suas deliciosas comidinhas, que podem ser um verdadeiro pesadelo para quem está de dieta. Mas é possível se deliciar com o cardápio junino sem alterar a balança.
 
Algumas receitinhas permitem que você coma sem culpa e aproveite os eventos de maneira light. Confira as sugestões e garanta os ingredientes aqui no Hiper Moreira.
 
Curau Light
 
curau
 
1 cenoura média cozida
2 espigas de milho verde
3 xícaras de leite desnatado
1/2 xícara de adoçante em pó
1 gelatina sem sabor
4 colheres de água
Canela a gosto
 
Coloque a gelatina para hidratar na água. No liquidificador, bata a cenoura, o milho verde, o leite desnatado e o adoçante em pó. Adicione a gelatina hidratada e bata bem. Coloque o creme na panela e leve ao forno até engrossar, mexendo de vez em quando. Coloque o curau em um refratário, salpique a canela e deixe esfriar na geladeira.
 
Rende 8 pedaços com 60 calorias cada.
 
Arroz-doce
 
arroz doce
 
1 litro e meio de leite
2 xícaras de arroz (já lavado)
3 xícaras de açúcar orgânico
Canela a gosto
1 lata de leite condensado light
 
Coloque, em uma panela grande, o leite e o arroz. Cozinhe por 20 minutos já com a canela, mexendo de vez em quando. Acrescente o açúcar e deixe mais 20 minutos. Por último, adicione o leite condensado e deixe mais 20 minutos. Salpique com mais um pouquinho de canela na hora de servir.
 
Cada taça tem 90 calorias.
 
Paçoca diet
 
paoca_diet_interna
 
2 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele
½ xícara (chá) de leite em pó
3 ½ colheres (sopa) de adoçante culinário
5 colheres (sopa) de leite desnatado (75 ml)
 
Bata o amendoim junto com o leite em pó e o adoçante no processador, até obter uma farofa fina. Passe para uma tigela e acrescente o leite aos poucos, misturando com uma colher, até obter uma massa úmida (se atingir esse ponto antes que o leite acabe, não é necessário acrescentar o resto). Forre uma vasilha pequena com papel-filme e despeje a massa. Pressione-a sobre o refratário com as costas de uma colher até ficar bem compacta. Cubra com mais papel-filme e espere cerca de 1 hora antes de cortar. Retire o filme plástico e corte a massa em quadradinhos ou em losangos, com uma faca ou cortador. Guarde em refratário fechado.
 
Rende 30 unidades de 56,2 calorias cada.