Hiper Moreira

Dicas

Por que ter uma horta em casa?

Não é segredo para ninguém que o contato com a natureza faz muito bem não apenas para o bem-estar do nosso corpo. Também funciona como distração para a mente. E mesmo morando na cidade, todo mundo deveria ter o hábito de cultivar plantas em casa. E por que não escolher espécies que contribuem para melhorar a sua qualidade de vida? É por isso que vale muito a pena unir o útil ao agradável ao montar uma horta no melhor lugar do mundo: o seu lar.

 

 

Não se preocupe com o espaço, pois um cantinho basta para ter à sua disposição, temperos e ervas sempre fresquinhas. Em apartamentos, por exemplo, pequenos vasos podem substituir os canteiros e ainda encher de charme à decoração, dando um ar de frescor ao ambiente escolhido. As varandas também são perfeitas para isso. Olha que exemplos bacanas:

 

 

 

Se você mora em casa, mas não tem um grande quintal, os vasos maiores podem ser uma boa opção para o cultivo. Também dá para plantar as espécies escolhidas em um mesmo canteiro.

 

 

Nem pense que ter uma horta em casa terá custos altos ou vai tomar tempo demais da sua rotina. Veja o novo investimento – que será pouco – como um novo hobby e, com o tempo, você vai perceber o quanto os poucos minutos dedicados a ele servirão para espairecer a mente da correria do dia a dia.

 

Todo cuidado é pouco

 

Não importa o espaço disponível, o que pretende plantar ou a verba. Toda horta precisa de cuidados básicos para manter-se produtiva e vistosa. Vamos aos principais:

 

* Escolha um local bem iluminado e ventilado.

 

* As regas dependem do espaço escolhido. Os vasos devem ser molhados três vezes por semana durante as estações quentes e no máximo duas em dias chuvosos. Já os canteiros precisam de água pelo menos uma vez ao dia. Em tempos de calor, o mais indicado é duas regas.

 

* Se você escolheu fazer a horta em vasos, certifique-se de que o recipiente tem aberturas para escoar a água. É bom também preencher o fundo com brita, que ajuda na drenagem e evita o apodrecimento das raízes.

 

* Faça de tudo para usar produtos naturais para adubar o solo e combater as pragas, pois assim, sua colheita estará livre de substâncias que podem prejudicar sua saúde, como os agrotóxicos. Por isso, prefira húmus de minhoca para a terra e óleo de nim, chá de citronela ou de pimenta para espantar os bichinhos indesejados.

 

Comece agora mesmo

 

 

Que tal iniciar o projeto “horta em casa” com vasinhos de temperos na janela da cozinha? Veja como é fácil:

 

1º Coloque brita ou pó de brita no fundo do vaso para ajudar na drenagem. Como já dissemos, o recipiente deve ter furos.

 

2º Até a borda do vaso, acrescente um mistura de duas partes de terra (calculada conforme o tamanho do vaso), uma parte de adubo orgânico e uma parte de húmus.

 

3º Espalhe um pouco de areia e coloque as mudinhas ou sementes.

 

4º Boas espécies para começar a empreitada são: manjericão, hortelã, louro, cebolinha, pimentas, salsinha, coentro e orégano.

 

Depois dos vasinhos, com certeza você vai arrumar um espaço maior na sua rotina para cuidar de uma horta maior!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • Curta o Hiper Moreira

  • Siga o Hiper Moreira

    • The RSS feed for this twitter account is not loadable for the moment.

  • Moreira TV